--

Blog Dato Corretora de Seguros



Seguro de Responsabilidade Civil: para que serve?

Seguro de Responsabilidade Civil: para que serve?

23/12/2021   /  A+ | a-
Muitas pessoas precisam do Seguro de Responsabilidade Civil e sequer se dão conta disso.

Neste post, você vai entender para que serve o seguro de responsabilidade civil e como ele pode ser fundamental, especialmente, para quem atua como profissional em atividades que geram risco de indenizar.

Encerre a conversa no WhatsApp!

O que é Seguro de Responsabilidade Civil?

O Seguro de Responsabilidade Civil prevê a indenização por danos físicos ou materiais a terceiros.
E a necessidade de utilização de seguros como esse é bem mais comum do que se imagina.

Atividades profissionais dos mais diversos setores, precisam contratar este tipo de seguro, para garantir a cobertura de eventuais erros e pode ser estendida para profissionais que atuem em nome de determinada empresa.

A responsabilidade civil perante terceiros e para profissionais.

Imagine que você é dono de um salão de beleza e um cabeleireiro, funcionário do salão, realiza um procedimento no cabelo de uma cliente que tem como resultado final, danos capilares severos, com a queda.

Muito provavelmente, além de ficar extremamente insatisfeita com o resultado, essa cliente acionará o salão para ressarci-la dos danos causados (que podem ser desde os danos materiais do custo com um procedimento que deu errado, até a indicação de danos morais, por afetar a autoestima e rotina da cliente).

Vale ressaltar que neste exemplo, não estamos levantando os detalhes da questão sobre a efetiva culpa do profissional no resultado, mas apenas considerando que este é um fato que pode acontecer na rotina de gestores de salão de beleza.

Neste caso, se o salão tiver Seguro de Responsabilidade Civil, estendido para os profissionais, poderá ressarcir os valores à cliente através do acionamento do seguro, dentro dos limites de valor previstos e de acordo com a abrangência da contratação.

A importância de verificar a extensão do Seguro de Responsabilidade Civil

Como o seguro de Responsabilidade Civil pode cobrir diversas situações, seja para profissionais, seja para empresas e também para pessoas físicas, é importante que no momento que antecede a contratação, seja verificada a abrangência do seguro, valor de cobertura e outros detalhes que farão a diferença no momento da utilização.

Não raramente, há a contratação deste seguro com algum outro tipo de serviço, porém, com a abrangência limitada. Nesta situação, o segurado pensa que tem uma solução para o seu problema e acaba não podendo utilizar o seguro.

Quando contratar um Seguro de Responsabilidade Civil?

Esta resposta poderia ter diversas equações e justificativas. Entretanto, da maneira mais clara e direta: contrate um Seguro de Responsabilidade Civil, sempre que puder!

Isto porque, todos estão passíveis de situações inesperadas e é bastante importante ressaltar, que o Seguro de Responsabilidade Civil só pode ser acionado para situações onde houve o dano, não intencional.

E afinal, qualquer pessoa está passível de provocar um dano a terceiro, seja exercendo a atividade profissional, seja enquanto empresário à frente de um negócio, seja como pessoa física mesmo, no dia a dia.

O importante é entender que você pode se resguardar de gastos imprevistos, investindo em um seguro.

Não deixe de esclarecer todos os detalhes e abrangência do seu contrato, antes da assinatura.

Ficou com alguma dúvida? Clique no botão abaixo, que logo alguém da equipe te responderá.

Encerre a conversa no WhatsApp!
Top